Um processo de reabilitação conhecido mundialmente é a prática de esportes entre pessoas com deficiência.
Inclusive, há inúmeros eventos pelo mundo com a finalidade de reunir atletas com deficiência, sendo a Paraolimpíadas, um destes.
Uma pessoa com deficiência para treinar de um ambiente específico e adaptado, assim como também de profissionais capacitados que tenham conhecimento na prática do esporte e na deficiência do atleta.
Tipos de esportes praticados por pessoas com deficiência
Abaixo, listamos alguns esportes praticados por pessoas com deficiência.
- Arco e flecha: Os atletas participam de competições sentados em cadeira de rodas ou em pé.
- Atletismo: Constantemente tem sido realizada revisões sobre como proporcionar melhores condições técnicas para o desenvolvimento desta prática esportiva.
- Basquetebol sobre rodas: Este esporte é jogado por atletas paraplégicos, amputados, e atletas com sequelas de poliomielite. As regras são as mesmas que a do basquete tradicional, com pequenas adaptações.
- Bocha: É um esporte praticado por pessoas com paralisia cerebral.
- Ciclismo: São 3 as categorias de atletas que participam deste esporte: cegos com guia, paralisado cerebral e amputados.
- Handebol sobre rodas: Este esporte é jogado por atletas paraplégicos, amputados, e atletas com sequelas de poliomielite. As regras são as mesmas que a do handebol tradicional, com pequenas adaptações.
- Esgrima: É praticado por atletas em cadeira de rodas, paralisados cerebrais e amputados.
- Lawn Bowls: É parecido com a bocha, podendo ser praticado por todas as pessoas com deficiência física.
- Halterofilismo: Somente atletas do sexo masculino podem participar. Os competidores possuem algum tipo de deficiência física ou paralisia cerebral.
- Tiro ao alvo: Este esporte pode ser praticado por homens ou mulheres com deficiência física nas categorias em pé e sentado.
- Futebol: Somente atletas com paralisia cerebral competem. Há algumas modificações nas regras, como o número de jogadores, marca do pênalti e largura do gol.
- Natação: É dividido é 2 grupos: atletas com deficiência visual e deficiência física. Para este esporte, não há adaptações.
- Tênis de mesa: É igual ao esporte convencional. É jogado por pessoas com deficiência física, nas categorias feminina e masculina, individual ou por equipe. Joga-se em cadeiras de rodas ou em pé.
- Tênis: Atletas e cadeirantes jogam este esporte. Há apenas uma adaptação que é o fato da bola poder quicar duas vezes, sendo a primeira dentro da quadra. As categorias existentes são: feminino e masculino, em duplas e individual.
- Voleibol: É praticado por atletas com lesão medular e amputados em 2 categorias: em pé e sentados.
- Racquetball: É parecido com o tênis de mesa, sendo praticado por atletas com paralisia cerebral.
- Golball: É praticado por atletas com deficiência visual. A finalidade do jogo é acertar o gol do adversário com a bola sonora por meio das mãos.
- Judô: É praticado por pessoas com deficiências visuais e do sexo masculino. Algumas adaptações foram realizadas, sendo a principal a diferença de textura do tatame que indica os limites da área de competição.
Esportes Paralímpicos
Nem todos os esportes acima citados são paraolímpicos. Conforme informações contidas no site do Comitê Paralímpico, os esportes abaixo compõem as olimpíadas:
- Atletismo
- Basquete em Cadeira de Rodas
- Bocha
- Canoagem
- Ciclismo
- Esgrima em Cadeira de Rodas
- Fubetol de 5
- Futebol de 7
- Goalball
- Halterofilismo
- Hipismo
- Judô
- Natação
- Parabadminton
- Parataekwondo
- Remo
- Rugby em Cadeira de Rodas
- Tênis de Mesa
- Tênis em Cadeira de Rodas
- Tiro com Arco
- Tiro Esportivo
- Triatlo
- Vela
- Vôlei Sentado
Os atletas Brasileiros
O Brasil possui inúmeros atletas paraolímpicos e que sempre demonstram muita determinação e foco na prática do esporte escolhido.
Dentre estes grandes atletas, o nadador Daniel. Ele nasceu com má formação congênita na perna direita e nos membros superiores.
Daniel é o maior medalhista paraolímpico do Brasil. A sua grande inspiração foi o nadador paraolímpico brasileiro Clodoaldo Silva.
A estreia de Daniel foi no ano de 2008, tendo conquistado nove medalhas. Quatro anos depois, ganhou 6 medalhas de ouro, em Londres.