Aplicativos que ajudam pessoas com necessidades especiais

0
588
Aplicativos que ajudam deficientes

O desenvolvimento tecnológico veio para facilitar a vida de diversas pessoas. Muitos aplicativos são utilizados no dia a dia como forma de reduzir o tempo na execução de algumas atividades, entre outros.
A verdade é que há aplicativos que não conseguimos mais viver sem, por causa da sua grande importância no cotidiano, inclusive, há aqueles que proporcionam uma conexão das pessoas com necessidades especiais com o mundo. Esta matéria tem por finalidade apresentar alguns aplicativos que podem ajudar as pessoas com necessidades especiais

Aplicativos facilitadores para pessoas com necessidades especiais

TelepatiX

Este aplicativo tem versão gratuita e paga, sendo indicado para pessoas que possuem movimentos limitados e não conseguem falar.
O TelepatiX possui um alfabeto sequencial. Na versão paga, é possível selecionar cada coluna e linha tendo o menor e mais impreciso movimento. Já na versão paga, a pessoa poderá fazer a seleção da letra ao piscar os olhos ou outros movimentos voluntários utilizando um acessório com detector de piscadelas.
Além disso, o aplicativo para poder acelerar a escrita tenta adivinhar as palavras a cada digitação feita e com isso, aprende também o vocabulário do utilizador, completando com as suas frases mais utilizadas. Se quiser, após escrever o texto, o aplicativo poderá ler em bom e alto som.

Seeing Al

É um aplicativo que vem ajudando as pessoas com deficiência visual por meio da inteligência artificial. O Seeing Al ajuda a entender o que está acontecendo ao redor do usuário. O aplicativo foi lançado nos Estados Unidos e mais de 100.000 pessoas baixaram o Seeing Al. A Microsoft desenvolvedora do aplicativo pretende expandir a sua disponibilidade para 35 países. Este aplicativo está disponível somente para iOS.

eSSENTIAL Accessibility

Este aplicativo foi criado para auxiliar as pessoas que possuem dificuldades para controlar o mouse, ler na tela ou utilizar o teclado.
Ele tem recursos de controle dos cursos por comandos de voz e movimentos do rosto, por exemplo. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

Pro Deaf

Ele é um tradutor de texto e voz para libras. Uma grande ajuda para pessoas com deficiência.

Be my Eyes

É um aplicativo totalmente gratuito. Por meio dele poderá identificar fotos, locais, placas, entre outros. É um sistema de câmera que conecta voluntários aos deficientes visuais.

HandTalk

É um aplicativo para surdos que se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais e também para os que querem se comunicar com ele, mas não possuem conhecimento de Libras. HandTalk está disponível gratuitamente na AppStore e no Google Play.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui