Academia pública adaptada para pessoas com deficiência

0
217
Academia para Deficiêntes

A academia é um local onde encontramos pessoas que estão em busca de corpos sarados e que possuem muita disposição para malhar, porém dificilmente são adaptadas para atender as necessidades das pessoas com deficiência física.
A questão é que praticar exercícios físicos regularmente não é algo somente para aqueles que não possuem deficiência, já que também é fundamental para a reabilitação psicológica e física daqueles que possuem limitações de movimentos.
Portanto, é essencial a criação de mais academias acessíveis as pessoas com deficiência, para que possam ter uma melhor qualidade de vida e de saúde.
Os equipamentos existentes em uma academia comum, não é viável a um cadeirante, por exemplo, pois terá imensa dificuldade em utilizar os inúmeros aparelhos.
Não é algo comum, mas é possível encontrar em alguns lugares academias adaptadas ao ar livre para as pessoas com deficiência.
Inclusive, os aparelhos que são disponibilizados são híbridos e, com isso, permitem a realização de diversos exercícios físicos, seja para a flexibilidade, mobilidade e fortalecimento de diversos grupos musculares.

A melhora na condição física

Todos que praticam atividades físicas constatam uma grande melhora na agilidade, condição cardiovascular, coordenação motora, na força, repertório motor e no equilíbrio.
Além de trazer grande benefício para a saúde, proporciona momentos de sociabilização para as pessoas com deficiência, já que poderão trocar dicas, compartilhar histórias e também criar um novo círculo de amizade.
Com as academias adaptadas, a pessoa com deficiência se sente livre, independente, autoconfiante, determinados, otimistas, entre outros.
De todo modo, qualquer pessoa antes de começar a praticar atividade física necessita passar por uma avaliação médica, justamente para saber se tem condições físico-motoras.

Equipamentos adaptados

Existem inúmeros equipamentos que os cadeirantes podem fazer uso, sendo alguns deles os seguintes:Remada

Remada

Este é um dos aparelhos mais procurados, pois trabalha a musculatura dos ombros e das costas e também permite o encaixe correto da cadeira de rodas.
Este aparelho simula a prática do esporte, já que é necessário realizar força para frente e para trás, de forma que não haja a ultrapassagem dos cotovelos da linha dos ombros.

Rotação

Este aparelho tem rotação dupla e possui a finalidade de auxiliar na nas lesões na região dos ombros.
O aparelho de rotação trabalha as costas, os ombros e a região central do corpo. Com isso, proporciona um fortalecimento e sustentação da parte superior do corpo.

Puxador Alto

A finalidade deste aparelho é também auxiliar na região dos ombros e costas, porém suas funções são mais ampliadas.
Este aparelho sobe e desce. Ao subir, estará esticando o braço, o máximo possível e ao descer, deverá encostar os cotovelos na lateral do corpo.

Desenvolvimento

Este aparelho também ajuda na região dos ombros e braços, tem como finalidade fortalecer e trabalhar os ombros, costas e braços, que são considerados os membros essenciais para o dia a dia das pessoas com deficiência.
A utilização deste aparelho deve ser lenta e com repetições verticais.

Voador

Este aparelho é excelente para diversas partes do corpo, já que trabalha braços, costas, peito, sendo ainda possível utilizá-lo de duas formas, frontal ou traseira, porém, é necessário que a cadeira de rodas esteja na posição correta.
O aparelho voado pode proporcionar um aumento na amplitude dos movimentos superiores, assim como também, melhorar a resistência.

Imagens retiradas do link abaixo:
https://ginast.com.br/conheca-os-aparelhos-de-academia-ao-ar-livre-para-pessoas-com-deficiencia/

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui