Filmes que abordam a inclusão de pessoas com deficiência

0
774
Filmes famosos que abordam PCD

A indústria cinematográfica costuma produzir, anualmente, uma quantidade significativa de filmes contando história de superação de pessoas com deficiência, seja por meio de documentários ou fatos reais. O que é muito discutido é o fato da maioria dos papéis serem interpretados por atores que não possuem qualquer deficiência. Outra situação também questionada são as curas milagrosas e sem fundamentos. Alguns filmes sequer chegam ao grande público, mas há aqueles conquistam prêmios da academia do cinema.

Extraordinário

Filme: Extraordinário

Este filme é baseado no livro homônimo e conta a história de Auggie Pullman. Auggie Pullman é um menino de 10 anos e que irá para a escola pela primeira vez. Ele é uma criança que nasceu com deformação facial e precisou passar por 27 procedimentos cirúrgicos. Com isso, sua mãe optou por educa-lo em casa, durante os seus primeiros 9 anos de idade. O filme apresenta o preconceito, o bullying sofrido por Auggie Pullman, no início de sua convivência com as demais crianças.

A teoria de tudo

Filme: A teoria de tudo

Este filme é baseado na biografia de Stephen Hawking. Stephen Hawking é um astrofísico muito importante e famoso por causa do seu trabalho memorável sobre buracos negros.
A teoria de tudo apresenta os anos iniciais na faculdade, assim como também as suas descobertas. Demonstra como o personagem principal se sentiu quando descobriu ter esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que possui a finalidade de enfraquecer os músculos do corpo.

Intocáveis

FIlme: Intocáveis

O aristocrata Philippe ficou tetraplégico após sofrer um grave acidente de carro.
Por causa disso, teve a necessidade de contratar uma pessoa, por causa da sua condição motora. A pessoa contratada é Driss, um jovem inexperiente nos cuidados de pessoas com necessidades especiais. No decorrer do tempo de convivência, ele aprende sua função e Philippe se apega ao rapaz pelo fato de não ser tratado com pena, como os demais o tratavam.

Hoje eu quero voltar sozinho

Hoje eu não quero voltar sozinho é baseado em um curta.
No filme, Leonardo é um adolescente com deficiência visual, que apesar de ter uma mãe superprotetora, tenta levar uma vida comum.
Há abordagem sobre os temas de inclusão social e escolar, assim como também sexualidade e independência.

Simples como amar (trailer em inglês)

Carla Tate tem 24 anos de idade e retorna para a casa de seus pais depois de ficar anos estudando em uma escola especial.
O filme Simples como amar é uma comédia dramática que aborda vários temas, como relações de superproteção familiar, romance e a necessidade de independência.

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui